A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) dentro do Programa de Educação Ambiental Vitória-Régia, retirou cerca de 2 toneladas de lixo do lago do Tarumã, mais precisamente na foz do igarapé do Gigante, em Manaus.

A ação ocorreu na última quinta-feira (2) em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada no início do mês de junho. E teve como objetivo promover atividades ligadas à restauração ecológica.

O igarapé do Gigante, cuja microbacia é parte da macrobacia do Tarumã, considerado uma bacia hidrográfica mista (parte dela se encontra na zona urbana e parte na zona rural), e vem sofrendo há décadas com as significativas alterações ambientais em todo o seu curso d’água.

Em cada ponto por onde passa, recebe todo o esgoto e lixo desses locais. Os dejetos desembocam no rio Negro, pouco antes deste desaguar no rio Amazonas.

Apesar de toda a degradação, animais terrestres e aquáticos, bem como aves continuam se aninhando no Gigante, porém suas populações vêm diminuindo gradativamente.

 

*Com informações da Agência Amazonas