Termina nesta terça-feira, 31 de maio, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022, ano base 2021. A Receita Federal orienta que os cidadãos não deixem para enviar a declaração do imposto de renda 2022 em cima da hora. Caso ocorra alguma instabilidade no site por muito acesso simultâneo dos atrasados é possível que a declaração não seja entregue e, nesse caso o cidadão será penalizado.

A aplicação de multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20%. A quantia mínima da multa é de R$ 165,74. Quem for multado terá até 30 dias para quitar o débito e, caso não o faça, terá a incidência de juros de mora (taxa Selic).

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído.

A Receita Federal informou que até às 16 horas desta sexta-feira (27) haviam sido entregues um total quase 29 milhões de declarações, das quais pouco mais de 2 milhões no Rio Grande do Sul. A expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até final do prazo, sendo 2,4 milhões no estado.

A Receita já liberou a consulta ao 1º lote de restituição do imposto de renda 2022. Quem pagou mais imposto do que deveria em 2021 vai receber o excedente a partir da próxima terça-feira, 31 de maio. Para conferir se será contemplado agora, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

As datas do pagamento da restituição são: 1º lote: 31 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 29 de julho; 4º lote: 31 de agosto; e 5º lote: 30 de setembro.