A Bélgica se tornou o primeiro país a impor uma quarentena obrigatória de 21 dias contra a varíola dos macacos – já que 14 países agora confirmam surtos da doença viral e os médicos alertam para um “aumento significativo” nos casos no Reino Unido, informou a imprensa britânica.

Aqueles que contraírem o vírus agora terão que se isolar por três semanas, disseram as autoridades de saúde belgas, depois que três casos foram registrados no país.

Isso ocorre quando os médicos alertam que o Reino Unido enfrenta um aumento ‘significativo’ nas infecções e a resposta do governo é ‘crítica’ para conter sua disseminação.

Outros 11 britânicos testaram positivo para o vírus, elevando o total para 20.

Os casos incluem uma criança britânica atualmente em estado crítico em um hospital de Londres, enquanto outras 100 infecções foram registradas na Europa.

A rara infecção viral, que as pessoas geralmente pegam nas áreas tropicais da África Ocidental e Central, pode ser transmitida por contato muito próximo com uma pessoa infectada.

Geralmente é leve, com a maioria dos pacientes se recuperando dentro de algumas semanas sem tratamento.

No entanto, a doença pode ser fatal com a cepa causando o atual surto matando um em cada 100 infectados.

A doença, que foi encontrada pela primeira vez em macacos, pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato físico próximo – assim como relações sexuais, informou o Daily Mail.