O McDonald’s decidiu se retirar do território russo e anunciou nesta segunda-feira (16) que está vendendo todas as lojas da rede. A decisão foi motivada pela crise humanitária que a guerra do país contra a Ucrânia tem causado a nível global. A medida vai fechar 850 restaurantes, responsáveis por empregar cerca de 62 mil funcionários.

“Estamos comprometidos com nossa comunidade mundial e devemos permanecer inflexíveis em nossos valores”, afirmou o CEO do grupo, Chris Kempczinski, em comunicado da empresa.

A empresa estava na Rússia há 32 anos, mas preferiu seguir a linha de outras multinacionais que têm deixado o país pelo mesmo motivo. Conforme a agência de notícias AP, a rede de fast food disse que a permanência no país “não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”.

No início de março, a companhia americana já havia anunciado que estava fechando temporariamente suas lojas na Rússia, mas continuaria pagando aos funcionários. Porém, nesta segunda-feira (16), ela divulgou que buscaria um comprador russo para contratar esses trabalhadores e pagá-los até o fechamento da venda. Esse potencial comprador não teve o nome divulgado.