O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) participou da Maratona de Barcelona no último dia 8 de maio, com a estratégia para divulgar a Maratona de Manaus, a ser realizada em outubro, montando estande numa das mais importantes cidades da Europa e tendo ele próprio como garoto-propaganda.

De acordo com um estudo realizado pela Travel Leaders Group e a Adventure Travel Trade Association, este mercado movimenta 683 bilhões de dólares (cerca de R$ 3,4 trilhões) pelo mundo.

Para entrar na rota mundial do turismo esportivo, a prefeitura aposta na Maratona Internacional de Manaus, evento programado para as comemorações do aniversário da cidade, nos dias 22 e 23 de outubro. Mais do que um evento esportivo, as maratonas são consideradas, em todo o mundo, grandes eventos turísticos que atraem para as cidades onde são realizadas, diversos corredores amadores e profissionais, que movimentam a economia do local antes, durante e depois do evento, e por isso são chamados de “maraturistas”.

A Maratona de Barcelona (Espanha), atraiu cerca de 30 mil pessoas, entre corredores e suas famílias e expositores da feira esportiva que antecedeu a prova. A maioria de fora da cidade espanhola. Durante os eventos da maratona na capital da região da Catalunha, a Prefeitura de Manaus montou um estande na cidade para a divulgação da Maratona de Manaus, despertando a curiosidade e a vontade dos amantes da corrida de rua em encarar um desafio de 42 quilômetros, em um dos locais com clima mais úmido do planeta.

Para que Manaus seja conhecida mundialmente, é preciso ampliar as atrações turísticas já existentes e criar pontos turísticos, como o parque Gigantes da Floresta, na zona Leste da cidade, anunciado nesta sexta-feira, 13/5, pelo prefeito David Almeida. Além deles, o parque Rosa Almeida, no Encontro das Águas, curioso cartão-postal da cidade onde correm lado a lado as águas dos rios Negro e Solimões sem se misturar, e um mirante no Centro Histórico de Manaus, que se juntarão aos já tradicionais pontos turísticos da capital da Amazônia.