Um marco de administração que vai criar uma área de lazer, multigeracional, urbana e com brinquedos temáticos de grandes dimensões inspirados na fauna e flora amazônicas. O formato descrito é do Parque Linear Gigantes da Floresta, que o prefeito de Manaus, David Almeida, lança nesta sexta-feira, 13/5, no próprio local onde será construída a mega estrutura, em um terreno com mais de 134 mil metros quadrados, com 2,3 quilômetros de extensão, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste da cidade. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O formato linear do terreno definiu a implantação urbana e das dezenas de atividades que vão ocupar a área antes subutilizada, abandonada e sujeita a invasões desordenadas. O espaço vai receber academias ao ar livre, passarelas, fontes, espaço de alimentação, parquinhos infantis em piso emborrachado, ciclovia, pista de caminhada, entre outros elementos e esculturas artísticas, além da viabilidade de unidades habitacionais de interesse social. As intervenções de urbanismo e engenharia se aliam ao conceito artístico e lúdico, resgatando elementos da fauna e flora, oferecendo experiências para crianças, jovens, adultos e idosos.

O Parque Gigantes da Floresta será um divisor de águas para a região, um reconhecimento feito pelo prefeito David Almeida para levar intervenções urbanísticas a uma das zonas mais populosas da capital e também uma das mais pujantes economia.

O projeto está na fase de finalização dos estudos executivos e complementares para finalização de orçamento e lançamento posterior de edital para licitação. A previsão é que a obra seja iniciada no segundo semestre de 2022 e entregue em 2023.

Estrutura

Atualmente parte da área não possui função específica, sendo passível de ocupações irregulares, lixeiras viciadas, campo de futebol improvisado, entre outros. A ideia é exatamente transformá-la em um espaço que tenha a função de lazer, interatividade, prática de esportes, cultura, contemplação e turismo.

Entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, o Parque Linear terá uma faixa saudável que irá atravessar o complexo, com pista de caminhada, faixa verde que receberá arborização para o sombreamento, e ciclovia bidirecional, com um percurso total de 2,1 quilômetros. Percorrendo toda a extensão dos Gigantes, a faixa saudável tem o objetivo de ser um elemento de integração e articulação dos variados espaços, contando com cinco paraciclos ao longo do trecho.

Dois conjuntos de quiosques gourmet vão acomodar atividades voltadas à alimentação, com área de mesas coberta e descobertas por um deck que se integra à faixa saudável. Cada conjunto possuirá banheiros públicos e terá nas proximidades playgrounds.

Estimulando a prática de esportes e atividades, o Parque dos Gigantes contará com duas quadras poliesportivas, quatro quadras de areia, três academias ao ar livre e um skate park.

Sendo um espaço multigeracional para atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PCDs) e com mobilidade reduzida, o Parque Linear vai contar com um especial playground inclusivo e um play pet. Um Espaço Multiuso será implantado para a realização de diversas atividades, tanto esportivas como a zumba, quanto culturais para apresentação de artistas.

Habitações

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto prevê atender uma das necessidades populacionais, com habitação popular e a previsão de construção de 180 unidades habitacionais, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playground.

Na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o Parque Temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns cenários possuirão áreas molhadas com jatos de água.

Fotos: Porta da Capital AM
Fotos: Portal Baré
Fotos: Portal Baré
Fotos: Portal Baré

Nos cenários temáticos, será possível encontrar estruturas gigantes como onças com 4,5 metros de altura, jacarés de 3 metros, pirarucu com 35 metros de extensão, aves de 7 metros de altura, árvores de 15 metros e até uma iguana com 19 metros de comprimento e 8 metros de altura. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

Descrição urbana e dos cenários animados

Área do parque – 134.870,30 metros quadrados

Ciclovia e pista de caminhada – 1.500 metros

vagas de estacionamento – 212 para carros / 71 para motos

2 quadras poliesportivas

5 quadras de areia

3 playgrounds

1 playground inclusivo

5 quiosques

1 playpet

3 academias ao ar livre

5 paraciclos

1 skate park

1 espaço multiuso para zumba e outras manifestações artísticas

3 torres habitacionais de interesse social

5 conjuntos de banheiros públicos

7 cenários animados temáticos, com rampas de escaladas, escorregadores, área molhada, entre outros brinquedos lúdicos.