Nesta quarta-feira (11), o senador Omar Aziz (PSD-AM) reuniu com a bancada federal de parlamentares do Amazonas, em Brasília, e defendeu o debate técnico para defender os ataques que a Zona Franca de Manaus tem enfrentado do governo do presidente Bolsonaro.

Participaram da reunião os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) e os deputados federais José Ricardo (PT), Sidney Leite (PSD) e Bosco Saraiva, do Solidariedade, partido responsável por ajuizar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da bancada, acatada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Omar afirmou que a bancada não admitirá nenhum direito a menos para a Zona Franca. “Parte da bancada se reuniu e estamos alinhados para a guerra que ainda vamos enfrentar pela economia do nosso Estado. Queremos o que está previsto na Constituição Federal!”, afirmou o senador.

Omar ainda afirmou que que o assunto é para ser discutido por técnicos e não por ‘pitaqueiros’.

“Essa questão do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um assunto para técnicos discutirem. E vale ressaltar que esse direito não é de agora; não estamos pedindo nada além daquilo que a constituição já prevê: a excepcionalidade da Zona Franca”, defendeu o senador.

Líder da bancada de senadores do Amazonas, Omar completou ainda que o ministro da economia, Paulo Guedes, sempre privilegiou a importação e não a exportação.

“Não há investimento em inovação, em pesquisa e em tecnologias novas, nós somos dependentes da tecnologia de outros países. O Brasil é um País enorme com diferenças regionais que precisam ser respeitadas. O que piora isso tudo é a má fé de parlamentares que deveriam ter vergonha e estudar a matéria antes de falar”, afirmou Omar.

O senador defendeu, em nome do povo amazonense a deferência do ministro Alexandre de Moraes que assegurou que vai ouvir quem tem que ouvir e poderá até promover audiências públicas sobre o tema.

“Isso será importante para a gente explicar ao Brasil que nós não estamos causando nenhum prejuízo ao País. Pelo contrário, nós estamos preservando as nossas florestas e estamos gerando empregos no Amazonas, na região Norte e contribuindo com a economia de todo o Brasil”, finalizou o parlamentar.