Quem vive em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil vai experimentar um forte declínio da temperatura na metade desta semana com a formação de um ciclone extratropical no Sul do país que vai impulsionar ar frio pelo interior do continente e que vai alcançar a parte central do território brasileiro.

À medida que um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera (baixa fria) entra em fase com um centro de baixa pressão em superfície no Sul do país entre esta terça e a quarta-feira, ar mais frio vai avançar a Oeste do sistema ciclônico para Norte pelo Nordeste e o Norte da Argentina e o Paraguai, levando ar mais frio para o estado do Paraná e que vai ingressar no Centro-Oeste a partir do território paraguaio.

Na sequência, o ar frio vai avançar para Leste com o giro do sistema de baixa (ciclone) sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, trazendo queda acentuada da temperatura para parte da Região Sudeste, especialmente São Paulo e o Oeste de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). A queda da temperatura será sentida fortemente também no Sul de Goiás.