A ANS determinou na tarde desta sexta-feira (29) que a carteira de planos individuais e familiares da Amil não será mais vendida à APS.

Com a decisão definitiva da agência, as 340 mil vidas serão de responsabilidade da Amil.

De acordo com a ANS, a decisão foi tomada após a constatação de que APS, diante da requisição de informações, “não seria capaz de administrar de maneira autônoma a carteira adquirida colocando em risco a continuidade e qualidade da assistência à saúde dos consumidores vinculados”.

A autarquia reforçou também que continuará acompanhando de perto o cumprimento da decisão.

No comunicado, a ANS reforçou também que a devolução da carteira do grupo formado por Fiord Capital, Seferin & Coelho e Henning Von Koss para a Amil seguirá um cronograma “com todas as formalidades e etapas que são normalmente seguidas nos processos de transferência de carteira, de modo que ocorra de maneira transparente e ordenada”.

Também destacou que as duas empresas devem dar prosseguimento à anulação do “contrato de cessão de parcial de carteira” que foi registrado em 27 de dezembro de 2021 em até cinco dias úteis.

Histórico do caso

A Amil vendeu, em dezembro de 2021, toda a sua carteira de planos de saúde individuais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná para a APS.

No início de fevereiro, no entanto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu impedir a venda e a mudança societária da APS. A medida vigorava até a decisão desta sexta-feira (29).

Segundo a ANS, a decisão de impedir que os atuais sócios da APS se retirassem do quadro social da empresa, bem como proibindo que a atual controladora da Amil se retirasse do quadro social da Amil foi tomada “em razão da ausência de informações à reguladora sobre a suposta aquisição do controle societário da APS”.

Na época, a decisão ocorreu em meio a reclamações de clientes com relação por falta de atendimento e mudanças na rede de credenciados.

A ANS oferece os seguintes canais para reclamações sobre irregularidades e dificuldades de atendimento: