Um homem, que não teve o nome divulgado, morreu após desenvolver uma infecção cerebral rara provocada pela picada de um carrapato. O caso aconteceu em Maine, nos Estados Unidos.

De acordo com as autoridades de saúde, a infecção foi causada pelo vírus Powassan, que causa uma doença transmitida pela picada de carrapatos de veados infectados. A vítima desenvolveu sintomas neurológicos e chegou a receber atendimento médico, mas morreu no hospital, na última quarta-feira (20).

O vírus é raro e é passado do animal para o humano através da picada. Nos EUA, 25 casos foram registrados desde 2010.

O alerta principal é devido a demora aos sintomas, que só começam a aparecer entre uma semana a um mês após a picada. A maioria dos infectados são assintomáticos, mas os sintomas podem incluir: febre, vômitos, fraqueza, confusão, perda de memória e convulsão.

Para a doença não existem vacinas ou medicamentos que a previnam ou tratem. Especialistas aconselham evitar áreas arborizadas e com grama alta durante a temporada de carrapatos. Ainda, sempre que possível, ficar no meio das trilhas ao caminhar. O uso de repelente também é amplamente recomendado.