Um vídeo que vazou nas redes sociais nos Estados Unidos mostra quando três policiais negros de Syracuse, nos Estados Unidos, levando um menino negro de 8 anos para o carro da patrulha supostamente por ter roubado um saco de batatas fritas de uma loja de conveniência local.

Enquanto o policial segurava o menino pelo braço, um dos moradores locais filmou a cena e questionou o policial. “O que vocês estão fazendo”. O policial disse que o menino estava roubando coisas da loja. “Não, cara, então ele está roubando um saco de batatas fritas, você está tratando ele como um velho e frio assassino? Deixe-o em paz, eu pago por eles”, disse. “Ele é uma criança.”

Segundo Anthony Weah, pai do menino filmado, a polícia foi em seguida à sua casa e disse que seus três filhos foram pegos roubando salgadinhos na loja. Ele disse que os policiais foram amigáveis e não registraram queixa contra os garotos, mas depois que viu o vídeo ficou indignado. “Por que a polícia trata crianças assim? Por um saco de batatas fritas de US$ 3?”, disse.

Weah, que é natural da Etiópia, reconheceu que o que seu filho fez foi errado, mas reclamou da abordagem policial. “Existem outras maneiras de corrigir isso, além da tática do susto. Agora, ele é apenas mais um jovem que está marcado pelo sistema.”

O pai do garoto disse que pretende mover uma ação contra o departamento de policia local.

O vídeo repercutiu nas redes sociais, com usuários de várias partes do país classificando a ação da polícia como exagerada para um delito tão pequeno.

Confira: