Uma mulher que mantinha o próprio cachorro amarrado debaixo do sol e de chuva foi denunciada no Conjunto Renato Souza Pinto, bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, na terça-feira (19).

A Polícia Ambiental atendeu a ocorrência e resgatou o animal, que foi encontrado em situações de maus-tratos. De acordo com o protetor de animais, Amauri Gomes, o cão estava amarrado no quintal da casa há dias.

“Nós recebemos a denúncia e pedimos apoio da Polícia Militar para ir até o local. Ao chegarmos lá, nos deparamos com o cão amarrado no meio do temporal. Mesmo com os constantes latidos, a dona da casa não se compadeceu e não o retirou do quintal, onde não possuía cobertura”, relatou o protetor.

No local não havia alimento ou água. O cão chegava a desmaiar amarrado na coleira. Após ser avaliado por veterinários,  ele foi levado para um lar temporário e passa bem.

Para se defender, a mulher disse que a situação não era corriqueira, mas foi desmentida pelos denunciantes, que relataram que o animal era mantido daquela forma diariamente. No total foram contabilizadas seis denúncias.

O caso foi conduzido pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

Para denunciar casos como esse de maus-tratos a animais, envie mensagem para a equipe de proteção animal pelo WhatsApp (91) 98176-4497 ou pelos canais da Dema (92) 3239-3870 e (92) 9962-2340.