Da redação

O vídeo onde alunos aparecem fazendo a nova “trend” tem viralzido na web e causado diversas reações. A ação está sendo compartilhada principalmente no TikTok, Facebook e Twitter e os estudantes são de escolas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nas imagens, os alunos passam o corretivo sobre uma mesa, esperam secar, raspam com uma régua ou cartão, e, por fim, fazem a inalação.

Especialistas apontam que a inalação do corretivo líquido pode causar irritação à mucosa do nariz e agravar casos de sinusite ou rinite. Em casos mais graves podem acontecer dor e sangramento nasal, além de intoxicação, visto que algumas das substâncias que estão presentes no corretivo líquido são óxido de titânio e etanol.

Por meio das redes sociais, os mesmo alunos compartilharam problemas que ocorreram após a prática. Os estudantes relataram expulsão, processos e até mesmo a presença da polícia em algumas escolas. Os colégios também publicaram comunicados informando sobre o ato e pedindo para que os pais ficassem de olho nas redes sociais.

Casos nos Estados Unidos

De acordo com informações publicadas no jornal New York Times, já existem relatos de problemas de saúde causados pela inalação do corretivo líquido em 1984. Segundo a matéria, um agente secante que existia na fórmula de um dos produtos naquela época poderia ser responsável por problemas no coração.