Dezenas de casos de salmonela foram detectados na Europa nos últimos dias. Somente no Reino Unido, 63 pacientes tiveram diagnóstico para a intoxicação alimentar provocada pela bactéria que causa diversos sintomas, entre eles, náuseas, vômitos, dor de barriga e diarreia. A idade média dos contaminados é de quatro anos.

As suspeitas do foco de contaminação convergem para os produtos do chocolate Kinder, fabricados pela Ferrero, na unidade de Arlon, na Bélgica.

Os produtos foram comercializados na França, na Bélgica, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia, anunciou a Ferrero. Às vésperas da Páscoa, a empresa afirmou que já fez a retirada dos produtos dos mercados.

Na França, 21 pacientes foram informados pelo Centro Nacional de Referência de Salmonela do Instituto Pasteur. Desse total, 15 consumiram os produtos Kinder em questão.

As intoxicações alimentares causadas por salmonela causam transtornos gastrointestinais, com frequência acompanhados de febre nas 48 horas seguintes ao consumo.

As salmonelas são transmitidas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Os que oferecem maior risco são as carnes em geral, especialmente a carne das aves (frango, pato, peru etc), ovos, leite não pasteurizado e seus derivados e a água.

Na grande maioria dos casos, a salmonelose não requer um tratamento específico, sendo que o paciente se recupera após alguns dias. Medicamentos para aliviar os sintomas podem ser usados, além da reposição de líquidos, por meio de soro caseiro, para evitar sua desidratação. Nos casos em que a bactéria consegue se espalhar pelo restante do corpo do paciente, pode ser recomendado o uso de antibióticos.

A empresa manifestou-se por nota; veja a íntegra:

O Brasil não está envolvido no recall voluntário de produtos Kinder selecionados fabricados na Bélgica. Os produtos Kinder comercializados no Brasil são produzidos na América do Sul. Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonela. Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério. A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação.”