Da redação

Pelo menos 64 alunos ficaram doentes e dezenas foram enviados para hospitais depois que um “desinfetante consumível não tóxico” foi encontrado em caixas de leite em várias escolas em Camden, Nova Jersey.

A porta-voz do distrito escolar Valerie Merritt disse que mais de 30 estudantes foram levados para dois hospitais na área depois que a substância, que é incolor, foi descoberta na manhã de quarta-feira, NJ Advance Media. relatado. Alguns alunos vomitaram, ela disse.

A polícia do condado de Camden foi alertada às 9h09 de quarta-feira, de acordo com o porta-voz da polícia Dan Keashen. Como a substância chegou às caixas de leite não ficou imediatamente claro.

Na noite de quarta-feira, as autoridades do condado de Camden disseram em comunicado que pelo menos 25 estudantes consumiram o leite “de caixas seladas com uma substância não identificada que tinha um odor antisséptico”.

Pelo menos quatro escolas foram afetadas, acrescentaram autoridades.

O oficial de saúde do condado de Camden, Paschal Nwako, disse que “foi uma situação assustadora, mas felizmente, todos que foram expostos ao leite estão em condições estáveis ​​​​e de volta à escola ou em casa”.

“Esta investigação está em andamento e nosso departamento chegará ao fundo dessa situação”, acrescentou Nwako. Ele disse que 11 alunos foram levados para o Hospital Virtua Nossa Senhora de Lourdes “para exames e receberam alta no final da manhã”.

Outros 21 estudantes foram levados de ônibus junto com um membro da equipe para o Cooper Medical Center. Eles também foram liberados na manhã desta quarta-feira.

Alunos do Centro de Desenvolvimento da Primeira Infância e da Escola Primária Riletta T Cream foram levados para hospitais para atendimento.

As caixas tinham um “cheiro antisséptico que emanava delas”, disse Keashen. “Com muita cautela, os estudantes foram enviados para” hospitais da região.

“Esta manhã investigamos uma possível contaminação do leite hoje em nosso Centro de Desenvolvimento da Primeira Infância. Foi determinado que a substância encontrada nas caixas é um desinfetante consumível não tóxico que passa pelas máquinas do fornecedor antes do leite”, Camden Schools tuitou na quarta-feira.

“Infelizmente, muitas caixas foram preenchidas com o desinfetante, seladas e enviadas com o leite. Retiramos todo o leite hoje e NENHUM leite será servido até que a investigação seja concluída”, acrescentaram. “Equipes de emergência foram enviadas para a escola. Nenhum aluno está doente no momento, mas foi enviado para o hospital por precaução”.

A senhora Merritt disse Mídia avançada NJ que os pais foram contatados por meio de “chamadas automáticas imediatas, postagens em sites e mensagens e atualizações de mídia social”.

“Informamos nossa equipe de serviços de alimentação a não servir produtos lácteos líquidos como muita cautela até que as investigações sejam concluídas”, acrescentou ela.

O Dr. Nwako disse que os funcionários da escola falaram com a empresa de leite, Guida’s Dairy, “e também estão localizando e removendo todo o produto potencialmente afetado”.

A Guida’s Dairy disse em comunicado que “está descartando 1% de caixas de leite com baixo teor de gordura com data de venda até 11 de abril, depois de determinar que um desinfetante de grau alimentício diluído em água foi inadvertidamente introduzido durante a produção. Um cheiro químico está associado ao produto”.

“Embora acreditemos que o produto impactado seja limitado, com muita cautela, estamos descartando todas as caixas de leite de 1% e meio litro com baixo teor de gordura com data de venda até 11 de abril. O produto afetado não está disponível no varejo pontos de venda para o consumidor”, acrescentou a empresa.

Merritt disse que várias agências responderam ao incidente, incluindo a polícia local e o EMS, o Departamento de Saúde do Condado de Camden, uma equipe Hazmat, a empresa de alimentos Aramark e os departamentos estaduais de agricultura e educação de Nova Jersey.