O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 divulgou a informação de que o Amazonas tem a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país, com 7,5, sendo a média nacional igual a 18,2. Atualmente, o estado está na Fase Verde, com risco muito baixo para a doença.

Além da redução na taxa de mortalidade, o Amazonas é o último do país no ranking de letalidade, com 0,2 – a taxa considera a proporção entre o número de mortes pela Covid-19 e o número total de casos positivos.

Atualmente a ocupação de leitos clínicos está em 12% e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 22%. Hoje, 58 municípios do Amazonas não têm registro de internações por Covid-19.

Uso das máscaras

O quadro permitiu que o governo do Amazonas recomendasse a desobrigação de uso das máscaras em ambientes abertos e fechados e encerrasse as atividades do comitê de enfrentamento.

No entanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados será mantida em Manaus, conforme o anúncio da Prefeitura de Manaus, divulgado na quarta-feira (23). O uso do item de proteção contra a Covid-19 deve ser exigido até o dia 30 de março, quando completa o período de 14 dias de monitoramento das condições epidemiológicas da população, após a liberação da máscara em ambientes abertos.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (RCP), o Amazonas apresenta 81% de cobertura vacinal com a segunda dose e 35,6% com a primeira dose de reforço. Foi recomendado ainda que devem seguir usando máscara quem tem mais de 70 anos, imunossuprimidos e pessoas que apresentam sintomas gripais.