O filme ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’ foi alvo de suspensão pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em relação a distribuição, oferta e exibição da produção audiovisual. O filme, de 2017, conta com a produção do ator e apresentador Danilo Gentili, resultando na associação de sua imagem à pedofilia pelo conteúdo do filme, bem como o ator Fabio Porchat que também não escapou das acusações.

Na manhã de terça-feira (15), o ministro da Justiça, Anderson Torres, compartilhou em seu Twitter uma parte do despacho que foi veiculado no Diário Oficial da União. Anderson ressaltou a pena de multa para as plataformas de exibição, caso não removam o filme de seus meios de streaming. “O não cumprimento resulta em multa diária de R$ 50 mil”, disparou ele em sua rede social.

Porém, contrariando o Ministério da Justiça, a Globoplay anunciou, também na terça-feira (15), que não removerá o filme de seu serviço de streaming.

Segundo o Grupo Globo, a determinação judicial é classificada por eles como censura.

“O Globoplay e o Telecine estão atentos às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’ mas entendem que a decisão administrativa do Ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida”, diz o comunicado.

O despacho apresentado determinou a suspensão do filme nas plataformas: Telecine, Apple, Netflix, Globoplay, YouTube e Amazon. O documento aponta que um dos motivos da decisão está baseada na necessidade de proteção à criança, além de aplicar a multa diária de R$ 50 mil reais, caso a determinação não seja cumprida.