Após ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) o decreto que reduz em 25% o Imposto de Produtos Industrializados (IPI), o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (PSC), manifestaram preocupação diante da medida que prejudica amplos setores da Zona Franca de Manaus.

Wilson e David afirmaram que já marcaram um encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a medida.

“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus”, declarou Wilson Lima. “Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado”.

“Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal”, afirmou.

Usando um tom ainda mais duro contra o ministro Paul Guedes, o prefeito David Almeida afirmou que o decreto é um “punhal nas costas de todos os amazonense”.

Para o chefe do Executivo municipal, além de ameaçar milhares de empregos, a iniciativa prejudica o o arrecadamento de impostos e investimentos em em saúde, educação, tecnologia e infraestrutura em benefício da população.

“Nosso povo, mais do que nunca, precisa que todos os esforços sejam feitos para que os mais de 100 mil postos de trabalhos do Distrito Industrial não deixem de existir com uma canetada”, declarou.

“Ciente disso, não medirei esforços para a manutenção das vantagens comparativas garantidas na Constituição podendo, se for necessário, levar o tema ao Supremo Tribunal Federal”, disse o prefeito.