O ex-presidente de Donald Trump disse na madrugada desta quinta-feira (24), que o ataque russo à Ucrânia não teria acontecido se ele ainda fosse presidente.

“Conheço [Putin] muito bem. Muito, muito bem [e] … isso nunca teria acontecido … se eu estivesse no cargo, nem mesmo imaginável”, disse Trump.

“[Putin] viu a fraqueza”, disse Trump. “Isso realmente começou, eu acho, com a falha no Afeganistão e a forma como eles entraram no Afeganistão. Eu acredito que ele realmente começou a pensar que não poderia fazer isso.”

“Agora, ele vê a fraqueza e a incompetência desta estupidez governo”, continua Trump. “E como americano, estou furioso com isso. E estou triste com isso. E tudo aconteceu por causa de uma eleição fraudulenta.”

A Rússia, com autorização de seu presidente, Vladimir Putin, iniciou na madrugada desta quinta-feira (24) uma ampla operação militar para invadir a Ucrânia. Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.