O agente penitenciário Francisco Aldimar Souza de Alencar, 39 anos, morreu na madrugada de segunda-feira (14), após passar mal no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), na BR-174, a 8 quilômetros de Manaus.

De acordo com o relatório do Instituto Médico Legal (IML), Francisco foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo Sales, mas não resistiu e morreu durante a madrugada. No documento consta que o agente foi vítima de “asfixia de origem a esclarecer”, a família, contudo, acredita que Francisco morreu por envenenamento.

“A gente quer que isso se esclareça. Meu irmão, até então, foi envenenado, a suspeita que ele foi envenenado, que ele comeu o alimento no presídio e quando ele retornou para casa, começou a passar mal”, disse Vanessa Alencar, irmã da vítima.

Vanessa afirmou que, na UPA, o médico chegou a perguntar da esposa do agente penitenciário se ele fazia uso de entorpecentes. Mas, segundo a família, Francisco era evangélico e tal prática não condizia com a conduta dele. Após a morte do agente, o médico alertou a família para que a morte fosse investigada.

A família ressaltou que a última refeição de Francisco foi feita dentro do Ipat e, logo após, ele começou a passar mal. No entanto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informou em nota que o agente não jantou dentro da Unidade. O caso será investigado por meio de sindicância.