Mauro Souza, filho do escritor e cartunista Maurício de Sousa, disse que se identificou como um homem gay aos nove anos. A afirmação foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais pela página “Quebrando o Tabu”.

“Eu tive a consciência de que eu era gay quando eu tinha mais ou menos uns nova anos, ou seja, eu era muito novo”, declarou Mauro, que disse ter medo de que o momento de se assumir chegasse, pois imaginava que fosse ser algo “bastante complicado”, principalmente em relação à aceitação de sua mãe, mas foi surpreendido com o acolhimento da matriarca.

“Eu saí do armário quando eu tinha 18 anos, e eu sempre achei achei que esse momento fosse ser bastante complicado, principalmente com a minha mãe, com quem eu tinha uma relação muito transparente, de muito amor e muita confiança. Então me incomodava muito ficar mentindo para ela sobre qualquer coisa”, revelou.

“E aí, quando eu completei 18 anos, eu estava namorando, e eu briguei com esse ex-namorado, e eu estava muito mal na época, no escritório, e eu lembro perfeitamente de toda a imagem, muito cabisbaixo, e aí a minha mãe chegou, ela entrou, ela sentou do meu lado e falou: ‘Mauro, vamos conversar. O que está acontecendo?’ Aí eu falei: ‘Mãe, eu não consigo, eu não consigo conversar! Aí ela falou: ‘Mauro, fala comigo, conversa comigo. E eu falei: ‘Eu não consigo, eu não consigo!’. Até que chegou um momento em que ela tomou uma atitude e falou: ‘Mauro, eu sei que você é gay, eu sei que você namora o Márcio, meu namorado da época, e eu amo você do seu jeito, eu quero conviver com vocês’. E aí, no final, quem chorou e ainda chora com essa história sou eu. E ela se manteve firme e forte me acolhendo demais. Eu considero esse como o dia mais feliz da minha vida”, concluiu.

Mauro, de 32 anos, é o oitavo filho de Maurício de Sousa e foi a inspiração do pai para a criação do personagem Nimbus. Ele conta que o pai reagiu muito bem quando soube sobre sua homossexualidade. “Ele sempre foi muito cabeça aberta e aceitou bem desde o começo”, disse.

Nimbus – personagem da Turma da Mônica, criado em 1994 por Mauricio de Sousa, inspirado no filho, Mauro Takeda.