Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – a quem chamou de “picaretão”, pela postura contrária ao armamento da população.

Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (7/2), Bolsonaro acenou à sua base aliada, composta por colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) e disse que o adversário vai recolher as armas liberadas pela atual gestão, se for eleito no pleito de outubro.

“Ontem, por coincidência andando de moto, na pista tinha um clube de tiro, entrei, atirei com o pessoal etc. Tinham três alvos, um vermelho, por coincidência eu botei no vermelho. São 600 mil CACs no Brasil”, iniciou Bolsonaro na conversa no cercadinho do Palácio da Alvorada. “O picaretão está dizendo que, se for presidente, vai recolher as armas”, prosseguiu, sem citar nomes. A conversa foi registrada por canal no YouTube simpático ao atual mandatário.

Uma das principais bandeiras de Bolsonaro em 2018, a flexibilização do uso e da compra de armas de fogo no país foi uma demanda que o presidente buscou atender nos três anos de mandato.

No início de 2021, Bolsonaro editou quatro decretos que facilitam o acesso a armas de fogo. Em linhas gerais, esses atos normativos retiram do Exército a fiscalização da aquisição e do registro de alguns armamentos e de máquinas para recarga de munições e acessórios; aumentam o limite máximo para a aquisição de armas de uso permitido pela população civil; e autorizam as pessoas que têm porte a conduzir simultaneamente até duas armas.

Lula tem criticado as medidas do governo federal em favor do armamento da população e disse que vai buscar desarmar o país, se o PT voltar ao governo.

“Nós aprovamos o Estatuto do Desarmamento. Veja a diferença entre eu e o Bolsonaro. Ele não quer dar arma pro favelado nem pro trabalhador, ele quer dar arma pros milicianos, pros fazendeiros. Ele quer dar arma pras pessoas atirarem em sem terras, em quilombolas, pra matarem Marielle. Podem saber: se o PT voltar no governo, a gente vai fazer com que as pessoas devolvam essas armas. Vamos desarmar esse país. Quem tem que ter armas são as Forças Armadas e as polícias militares”, disse o petista em entrevista à TV 247, em fevereiro do ano passado.

Via: Metrópoles