Um homem negro identificado como Durval Teófilo Filho, de 38 anos  foi morto covardemente pelo próprio vizinho o assassino diz ter “confundido” com um bandido. O crime aconteceu em um condomínio localizado no bairro Colubandê, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde os dois envolvidos moravam. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira, 02/02.

A vítima chegava em casa depois de sair do trabalho quando foi atingindo por tiros, disparados por um sargento da Marinha. Segundo declaração do autor à Polícia Civil, ele atirou em reação a uma suposta tentativa de assalto ao perceber que um homem caminhava e mexia em uma mochila. O assassinato tem repercutido nas redes sociais como um caso de racismo.

Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver todo o momento,

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento que Durval começa a se aproximar e é baleado pelo militar. Após imobilizar o homem e perceber que se tratava de seu vizinho, o sargento levou a vítima para o hospital. Os policiais militares do 7ºBPM foram acionados pelo Hospital Estadual Alberto Torres logo em seguida.

A vítima não resistiu aos ferimentos. O autor do crime foi preso em flagrante no hospital pelos policiais civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). Ele foi indiciado por homicídio culposo e permanece preso. O nome do sargento da Marinha não foi revelado pela polícia. Durval deixa a esposa e uma filha.