O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta terça-feira (18/01), 34,5 mil doses da vacina Pfizer, específicas para aplicação em crianças de 5 a 11 anos. Este é o segundo lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), e dará continuidade à vacinação de crianças desta faixa etária.

A remessa desembarcou, por volta das 2h40, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. De lá, foi conduzida até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde passam pelo procedimento de contabilização e armazenamento, sendo posteriormente distribuídas aos municípios do Amazonas.

Os imunizantes trazem rótulo de cor laranja e são destinados exclusivamente para aplicação em crianças de 5 a 11, seguindo os critérios de aplicação de doses recomendados pelo Ministério da Saúde.

Vacinação de crianças – Com a chegada, na sexta-feira (14/01), da primeira remessa de imunizantes da Pfizer destinada para aplicação em crianças, o Governo do Amazonas atuou, por meio da FVS-RCP, para fazer a distribuição aos municípios o mais rápido possível.

Nesta segunda-feira (17/01), teve início em Manaus a aplicação de doses no público infantil. Inicialmente, o primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs).