Após vacinar pelo menos 48 crianças contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17), com doses destinadas a adultos, afirmou que recebeu instruções para aplicar os imunizantes em todos os públicos, já que as doses estariam perto do vencimento.

As crianças de 5 a 11 anos de idade foram vacinadas antes mesmo da chegada dos imunizantes pediátricos ao Brasil.

As vacinas infantis possuem diferenças na dosagem, na composição e na concentração de RNA mensageiro, elemento principal do imunizante. As crianças também devem receber apenas um terço da dosagem administrada a maiores de 12 anos.

Em seu depoimento ao MPF, ela relatou que chegou a prestar queixa à chefe de imunização que determinou a vacinação de “todas as pessoas, porque as vacinas iriam vencer”. Contou ainda que “não houve capacitação da prefeitura sobre a vacinação de Covid para adultos e crianças […], que ninguém lhe repassou nenhuma informação sobre diferenças de volumes (entre vacinas para os adultos e para as crianças)”, o que a levou a vacinar todos com a mesma dosagem.

O MPF segue investigando o caso e, ao veículo, explicou que o que mais preocupa no momento “são as vacinações futuras, o acompanhamento das crianças, e mostrar que esse fato isolado no município de Lucena não atrapalha em nada a vacinação pediátrica aplicada de maneira adequada”.