Da redação

O juiz de Direito da 13º Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, determinou que a companhia aérea latam embarcasse o cão Rurik, da raça Pug, pesando 11 kg, na cabine do avião, juntamente com sua tutora, que é empresária e iria passar as festas de final de ano em Balneário Camboriú no estado de Santa Catarina.

A decisão se deu no âmbito de ação ajuizada pelo advogado Klinger Feitosa contra a cia aérea. A tutora afirmou que, em uma de suas viagens, foi impedida de viajar com Rurik, pois a latam só permite viagens de cães na cabine em caixa de transporte se o peso do animal não ultrapassar 7 kg com a bolsa de transporte e Rurik pesa 11 kg, na ocasião não foi dada outra alternativa pois no porão da aeronave, cães da raça Pug não podem viajar, pois são braquicefálicos.

Sendo assim, procurou o Advogado Klinger Feitosa, que vem se destacando nas causas que envolvem animais e os tutores. Ele explica que a empresária considera o Rurik como filho, ou seja, seria um caso de “Família multiespécie”, que é bem comum hoje em dia, cujo conceito é a formação do núcleo familiar composto pelos humanos em convivência
compartilhada com os seus animais de estimação”.

O Advogado ainda destaca que o impedimento por parte da Latam em não deixar a empresária viajar com Rurik, fez com que a mesma fosse gravemente afetada em muitos direitos, inclusive o da dignidade humana, não restando a mesma, senão procurar o Poder Judiciário para ter assegurado o seu direito de viajar com seu cão de suporte emocional.