Amazonas| No dia 16 de dezembro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação contra a Covid-19 para o público infantil de 5 a 11 anos. No estado do Amazonas essa faixa etária representa 8 óbitos confirmados desde o início da pandemia à primeira semana de 2022, registrados pelos Cartórios de Registro Civil do Amazonas.

De acordo com o levantamento da Anoreg, duas crianças morreram com 11 anos, duas com 10, uma com 8, uma com 7, uma com 6 e uma com 5 anos.

Os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazoans (FVS-AM), apontam um número diferente apresentado pela Anoreg, em entrevista para o Portal Acrítica, a FVS-AM informou que seriam nove as vítimas entre 5 e 11 anos.

A diretora-presidente diz que apesar de estatisticamente o número de óbitos na faixa etária ser baixa, cada uma dessas mortes representa uma perda imensurável para as famílias das vítimas.

“Para cada família, uma morte de criança representa 100% de perda. Não é apenas um número, é uma vida. Então precisamos sim ser a favor da vacina e os pais dos pequenos precisam se sensibilizar para essa vacinação, já que é o melhor meio de conseguirmos vencer a pandemia”, enfatizou.

O assunto sobre a vacinação em crianças tem gerado polêmica no Brasil desde que Anvisa autorizar, no dia 16 de dezembro a vacinação para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. O Ministério da Saúde chegou a abrir uma consulta pública, e recomendava que a vacinação fosse feita com apresentação de prescrição médica.

Foto: Reprodução