Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma operação voltada ao transporte alternativo e outros modais, na manhã desta quinta-feira, 6/1, na avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade. A ação, que teve apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRan), abordou 208 veículos incluindo micro-ônibus, mototáxis, fretes e motocicletas e resultou em 79 autuações de veículos e duas remoções ao parqueamento do município.

Na operação, foram verificadas as condições físicas dos veículos, assim como a documentação dos motoristas. Micro-ônibus que estavam com insulfilmes foram obrigados a retirar a película, uma vez que esse tipo de material não é permitido.

Durante todo o ano de 2021, o IMMU realizou 210 fiscalizações no transporte público e emitiu 416 autuações. As fiscalizações serão intensificadas neste ano, visando oferecer mais segurança aos usuários do transporte público na capital.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, destacou a importância da operação. “O objetivo é coibir as irregularidades, principalmente, no modal alternativo. Infelizmente, temos informações que muitos motoristas estão operando sem a devida habilitação e estamos coibindo essa prática, para que possamos passar segurança aos usuários de transporte e também a quem está em outro veículo”, frisou.

De acordo com o diretor de Transportes do IMMU, Edinaldo Castro, as operações voltadas à fiscalização serão intensificadas. “Estas ações ocorrerão em todas as zonas da cidade, em especial, nas zonas Leste e Norte, para disciplinar o transporte como um todo, principalmente, nos modais alternativo e executivo. Para isto, estaremos verificando a documentação dos motoristas e estado físico dos veículos. Quando detectada alguma irregularidade, as medidas que a lei determinar serão tomadas”, frisou.

Para o supervisor do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente da Polícia Militar (PM), André Paiva, a presença do batalhão visa dar segurança à operação. “Estamos fazendo também a fiscalização do que compete ao Estado. Aqui na zona Leste, há casos de muitos condutores irregulares, segundo denúncias da população”, destacou.

A prefeitura disponibiliza aos usuários a Central de Atendimento ao Cidadão, para quem deseja realizar reclamações ou tirar dúvidas, pelo número 118. O atendimento ocorre nos dias úteis, das 8h às 14h.