Os estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo aumentam os testes positivos tanto para a Covid como para a “flurona”. Especialistas dizem que a tendência é aumentar a incidência da dupla infecção.

O governo de Israel registrou, pela primeira vez, o caso dessa dupla infecção em uma mesma pessoa. A condição ficou conhecida como flurona, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.

Um adolescente de 16 anos testou positivo para as duas doenças. A família do jovem, natural do Rio de Janeiro, informa ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes.

Os pais informaram que o adolescente começou com sintomas de gripe na semana passada e portanto, decidiram levá-lo a um laboratório particular. Ele foi submetido a testes rápidos de Covid e Influenza e em ambos os resultados foram positivos.

“Ele é atleta e já está vacinado – tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo”, recomendou a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor.

Ainda de acordo com ela, apesar de não apresentar sintomas, o jovem vai cumprir todo o período de isolamento.

Em Fortaleza, três pacientes, entre eles dois bebês de 1 ano, tiveram o diagnóstico das duas doenças simultâneas desde o aumento dos casos de síndromes gripais, em dezembro.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as crianças não tiveram agravamento do quadro clínico e já receberam alta hospitalar. O terceiro paciente é um homem de 52 anos que não precisou de internação e cumpre isolamento.

Outro caso foi em São Paulo, quando a jornalista Giulia Fernandez, recebeu a confirmação par Covid-19 e Influenza na mesma ocasião. Os testes foram feitos no dia 20 de dezembro em um hospital particular.

“Como meus sintomas começaram no mesmo dia e fiz teste no mesmo dia, e os dois deram positivo, o período de isolamento foi o mesmo, 10 dias. Mas foram dias muito complicados, quatro dias de cama que eu não conseguia levantar, e a partir disso fui melhorando aos pouquinhos”, contou.

Para especialistas, a dupla infecção deve aumentar, já que os dois vírus estão circulando ao mesmo tempo e são altamente transmissíveis. Por isso, alertam, é preciso estar com a vacinação em dia.

Além disso, é importante a testagem: “Por isso, é importantíssimo que as pessoas testem. O diagnóstico vai ser fundamental para que o médico oriente o tratamento adequado e também o tempo de isolamento”, afirmam especialistas.