Na noite desta quinta-feira (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, n, que o governo federal vai liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos de idade, mas que vai condicionar a vacinação desse público à apresentação de uma prescrição médica.

“O documento que vai ao ar é um documento que recomenda a vacina da Pfizer. Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, disse o ministro, em entrevista à imprensa.

“Nossa recomendação é muito parecida com a da Alemanha”, disse. Segundo explicou o ministro, o modelo alemão prevê as crianças com comorbidades como grupo piroritário, e as demais necessitando prescrição médica para receber vacina.

“Nós estamos aqui exercendo a nossa soberania as prerrogativas do Ministério da Saúde, deixando as famílias tranquilas, os pais, as mães, para que eles possam livremente optar por vacina ou não seus filhos, após a orientação do médico e a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido”, afirmou.

Do Gazeta Brasil