Viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (20) o vídeo de um professor vestido com uma roupa que remete à Ku Klux Klan (KKK) — grupo extremista que defende a supremacia branca, caminhando no pátio de uma escola pública de Santo André, São Paulo. Segundo os alunos, a cena foi registrada na Escola Estadual Amaral Wagner no dia 8 de dezembro, quando estudantes do terceiro ano do Ensino Médio organizaram um desfile de fantasias no local. O docente foi afastado.

O homem fantasiado era um professor de História que foi vaiado, retirado da quadra pelos estudantes e encaminhado para a direção.

À direção da escola ele prestou esclarecimentos sobre o ocorrido, mas a instituição ressaltou que não compactua com a atitude do docente e repudiam qualquer tipo de preconceito.

“O caso foi registrado na unidade escolar e encaminhado a diretoria de ensino, órgão responsável por cuidar de casos ocorridos nas escolas estaduais e que pode tomar medidas a respeito do ocorrido. Afirmamos que tanto a escola quanto o Grêmio e a Atlética tomaram todas as medidas que estavam ao seu alcance, incluindo, conforme dito anteriormente, prestar esclarecimentos e se retratar com os alunos presentes no dia através de seus representantes de classe”, informa o comunicado.

Na redes sociais, há convocação de um protesto a ser realizado na frente da escola na tarde de quarta-feira, cobrando punição para o envolvido no caso.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP) informou que “abriu apuração preliminar e afastou imediatamente o professor envolvido, que é efetivo, até o término da apuração”. O texto diz ainda que a Diretoria de Ensino de Santo André formou uma “comissão interracial para averiguar os fatos”. A Pasta ressaltou que “não admite qualquer forma de discriminação e injúria racial”.