Kim Jong Un marcou o 10º aniversário da morte de seu pai, e antecessor, Kim Jong Il determinando um período de luto estendido por 11 dias no país.

Segundo a publicação feita pelo Metro Uk, durante o período de luto os norte-coreanos devem cumprir uma série de regras, que incluem a proibição de algumas atividades.

Um morador não identificado da região de Sinuiju, próximo a fronteira com a China, relatou que durante o tempo de luto eles não devem “beber álcool, rir ou participar de atividades de lazer”, e na data da morte do ex-líder compras de supermercado também não podem ser realizadas.

“No passado, muitas pessoas que foram flagradas bebendo ou embriagadas durante o período de luto foram presas e tratadas como criminosos. Eles foram levados embora e nunca mais vistos”, relata o morador.

“Caso um membro de sua família morra durante o período de luto, você não tem permissão para chorar alto e o corpo deve ser retirado depois que acabar. As pessoas não podem comemorar o próprio aniversário neste período”.

O líder do país participou de uma cerimônia com funcionários do alto escalão em um palácio onde se encontra o corpo de seu pai.

Kim Jong Il, segundo da dinastia da família Kim, governou a Coreia do Norte por 17 anos até sua morte.

Luto oficial é declarado em respeito à morte de ex-líder

Transmissões realizadas pela televisão estatal mostraram pessoas observando monumentos em silêncio e curvando-se diante de retratos e estátuas do antigo líder.

Kim Jong Un, por sua vez, foi mostrado com centenas de oficiais em uma cerimônia em frente ao Palácio do Sol de Kumsusan na capital, Pyongyang.

No local, também repousa o corpo de Kim Il Sung, líder fundador da Coreia do Note.

Conforme a RFA, uma organização sem fins lucrativos financiada pelo governo dos Estados Unidos, citou uma fonte que informou que a polícia foi avisada para ficar à procura de pessoas que não parecessem “devidamente enlutadas”.

Um morador da província de South Hwanghae declarou que “os vivos devem lamentar os mortos até a morte”.

Os moradores ainda acrescentam que: “A partir do primeiro dia de dezembro, eles terão o dever especial de reprimir aqueles que prejudicam o clima de luto coletivo. É um dever especial de um mês para a polícia”.

Já na imprensa local, fortemente controlada pelo governo, diversos artigos elogiando Kim Jong Il foram publicados.

“Ele é, de fato, o maior homem e o grande sábio da revolução que todas as pessoas desta terra seguem com seu profundo afeto e sinceridade”, escreveu o jornal Rodong Sinmun.