A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacinação de crianças de 5 a 11 contra a covid-19, com o imunizante da Pfizer. A decisão não agradou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que criticou a decisão.

Como praxe de todas as quintas-feiras, Bolsonaro, ao realizar a live nas redes sociais, sugeriu a divulgação dos nomes dos técnicos da Anvisa que tomaram a decisão sob o argumento de que a população tem “direito de saber” quem foram os responsáveis pela aprovação.

“Deixar bem claro isso, não interfiro lá. Pedi extra-oficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e forme o seu juízo.”

O presidente ainda leu algumas das recomendações feitas pela Anvisa, pedindo para que pais e responsáveis procurem um médico caso as crianças sintam efeitos adversos da vacina, como falta de ar, palpitações ou dores no peito.

“Não sei se são diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou o tal do corpo técnico. Mas seja qual for, você tem direito a saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decida se essa vacina se compensa ou não”, disse Bolsonaro durante a transmissão.

Segundo o presidente, ele e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ainda irão avaliar se Laura, a filha de 11 anos do casal, tomará a vacina.

Bolsonaro diz que não se vacinou, e nem pretende tomar qualquer imunizante, enquanto a primeira-dama tomou a vacina quando esteve nos Estados Unidos.

“A vacina chegou, experimental. Da nossa parte foi voluntária, ninguém obrigou ninguém a tomar, a responsabilidade é de cada um. Mas agora mexe com as crianças. Quem é responsável é você, pai. Eu tenho uma filha de 11 anos e vou estudar com a minha esposa para ver qual a decisão que nós vamos tomar”, disse.

Os imunizantes usados no Brasil, no entanto, não são experimentais. O uso de alguns é emergencial, enquanto o da Pfizer tem registro definitivo dado pela Anvisa. A agência atestou a eficácia e a segurança de todas as vacinas anticovid utilizadas no Brasil.

Aprovação da vacina para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Brasil. Até então, o imunizante poderia ser administrado em jovens a partir dos 12 anos.

Assim como nos adultos, são necessárias duas doses para a imunização completa, aplicadas com intervalo de 21 dias. No entanto, a dose utilizada para esta faixa etária corresponde a um terço daquela aplicada em pessoas a partir de 12 anos.