Marcado para a tarde desta quinta-feira (16), o evento da cerimônia de posse de André Mendonça como novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), contará com a presença de Jair Bolsonaro.

O presidente, através de sua equipe médica, enviou, um teste com resultado negativo para Covid-19. O diagnóstico negativo para infecção pelo coronavírus é uma exigência para entrada nos prédios da Corte, como previsto na resolução 748/2021 do STF, que dispõe sobre as regras para conter a disseminação da Covid-19.

O convite para o posse traz a obrigatoriedade do “certificado de vacinação válido ou teste RT-PCR ou teste antígeno negativos realizados nas últimas 72 horas”.

Na terça (14), o ministro Luiz Roberto Barroso reforçou, em resposta a recurso da Advocacia-Geral da União, que o comprovante de vacinação é obrigatório para brasileiros e estrangeiros residentes no país entrarem no Brasil.

Crítico da exigência, o presidente Jair Bolsonaro teria sido convencido a fazer o teste para evitar novos embates e prestigiar a posse de seu segundo indicado à Corte.

Mendonça foi escolhido pelo próprio presidente para ocupar o lugar do ex-ministro Marco Aurélio Mello, aposentado em julho deste ano ao completar 75 anos.

A data foi reservada tendo em vista que no dia 17 será realizada a última sessão antes do recesso de final de ano. No mesmo dia será realizada uma cerimônia de encerramento do ano Judiciário.