RIO DE JANEIRO – A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma operação na comunidade do Castelar, na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, para cumprir 56 mandados de prisão.

Até o momento, 31 prisões já foram cumpridas através dos mandados expedidos, e outras duas pessoas foram presas em flagrante. Cinco presos são suspeitos de terem participado da morte e desaparecimento dos meninos. Outras 26 estão presas por associação ao tráfico.

Entre os mandados expedidos, 15 já estavam presos antes da operação.

As autoridades finalizam o inquérito em andamento na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), que apura a morte e desaparecimento dos corpos dos meninos Lucas Matheus da Silva, 8 anos, Alexandre da Silva, 10 anos, e Fernando Henrique, de 12 anos.

Participam da operação, desta quinta (9), cerca de 250 policiais da DHBF, do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

RELEMBRE O CASO

O crime aconteceu em dezembro do ano passado. Os três saíram de casa para brincar na rua e não voltaram mais. Em setembro deste ano, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense apontou que uma gaiola com um passarinho teria sido o motivo da morte dos meninos.

Segundo testemunhas ouvidas pelos investigadores, as crianças teriam se desentendido com o chefe do tráfico da comunidade Castelar, em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, após pegarem um pássaro que pertencia ao criminoso.

A principal linha de investigação, desde o começo das diligências, conectava o desaparecimento à ação do tráfico de drogas. Nove meses depois das buscas começarem, a Polícia Civil afirma que as crianças morreram a mando do traficante. Os corpos seguem desaparecidos.