Nesta quinta-feira (09/12), véspera do aniversário de 40 anos de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima deu início à entrega dos cartões do Auxílio Estadual permanente para 2.259 famílias que vivem na cidade.

Ainda em comemoração ao aniversário de Presidente Figueiredo, Wilson Lima assinou ordem de serviço com a prefeitura para o asfaltamento de três bairros. No município conhecido por suas belezas naturais que atraem visitantes do Brasil e do mundo, o governador também entregou certificados do cursos de Culinária Regional e um novo letreiro turístico “Eu Amo Presidente Figueiredo”.

Ao contemplar 2.259 famílias em Presidente Figueiredo, o Governo do Amazonas impulsionará o comércio, principalmente de alimentos durante a época de festividades de fim de ano, com a injeção mensal de R$ 338 mil na economia da cidade. Presidente Figueiredo é o 42° município a começar a receber os cartões do Auxílio Estadual Permanente.

“Esse é um cartão que as pessoas usam no comércio local. No momento em que elas saem daqui, esse cartão já está desbloqueado. Podem ir a um mercadinho, ir à farmácia comprar um remédio. Um botijão de gás, aquilo que mais estão precisando. É um programa pelo o qual eu tenho um compromisso muito grande porque nesse momento nada é mais importante do que colocar comida na mesa daqueles que mais precisam”, destacou o governador.

As entregas estão sendo realizadas no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, localizado na avenida Onça Pintada, bairro Galo da Serra. O atendimento será desta quinta-feira (09/12) até segunda-feira (14/12), a partir de 8h. No domingo (12/12) não haverá entrega de cartões.

Com o benefício, a população em situação de pobreza e extrema pobreza poderá fazer a compra de alimentos, materiais de higiene e medicamentos, impulsionando o comércio destes segmentos na cidade.

A dona de casa Beatriz Rodrigues Santos, de 26 anos, foi uma das contempladas. Sem emprego e com três filhos, ela contou que o auxílio irá ajudar no sustento da família. “Esse cartão vai ajudar eu e a minha família, meus filhos. Vou comprar alimentação para dentro de casa para os meus filhos. Na pandemia eu tive dificuldade, passei fome”, disse.

Maria José dos Santos, de 34 anos, contraiu a Covid-19 e chegou a ser entubada. Para ela, o cartão chega no momento em que as famílias ainda buscam superar as dificuldades enfrentadas por conta da pandemia. “Meu benefício é o Bolsa Família e com mais esse auxílio vai ajudar bastante. Vou comprar remédio porque sou asmática e gasto muito, e também alimento. Vai encher a minha mesa de comida e fazer a felicidade dos meus filhos”, disse a dona de casa.

O Governo do Amazonas já atingiu a marca de mais de 222 mil cartões entregues, 74% do total de 300 mil que serão distribuídos nos 62 municípios.

Infraestrutura – Wilson Lima e a prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, assinaram a ordem de serviço para recuperar e recapear mais de 15 quilômetros do sistema viário do município, contemplando os bairros Aída Mendonça, Sol Nascente e, ainda, primeira e segunda etapa do bairro Galo da Serra.

O projeto contará com aporte de R$ 11.004.082,78 e prevê remoção mecanizada de camada granular e revestimento asfáltico, execução de base e sub-base, imprimação, pintura e execução de concreto asfáltico faixa C.

Turismo – O letreiro “Eu amo Presidente Figueiredo” entregue pelo governador Wilson Lima será instalado em frente à entrada do Parque Urubuí. A ação do Governo do Amazonas é realizada por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O equipamento possui 10 metros de largura e 2 metros de altura. A estratégia é reforçar a identidade do local entre moradores, turistas e o lugar, valorizando o destino e sua promoção.

Também para reforçar os investimentos no Turismo no aniversário da cidade, Wilson Lima entregou certificados de conclusão do curso de Culinária Regional aos 26 alunos formandos. Com carga horária de 80 horas, o curso é uma parceria entre a Amazonastur e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ao todo, a parceria vai ofertar 6.150 vagas em 20 cursos gratuitos de qualificação profissional exclusivos para profissionais de turismo em 26 municípios do estado.