Os dois bebês que receberam a vacina contra a Covid-19 na semana passada, apresentaram uma piora em seu estado de saúde. Ambos foram vacinados com o imunizante da Pfizer devido a erro de uma técnica de enfermagem, que confundiu o frasco da vacina da Pfizer com o da vacina pentavalente, que deveria ter sido aplicada nos bebês. O caso aconteceu em Sorocaba, interior de São Paulo.

Miguel, de 4 meses, pode ter sido infectado por uma bactéria, e Liz, de dois meses, teve três convulsões. As informações são das mães dos bebês.

A técnica de enfermagem foi afastada do serviço.

“Logo no primeiro dia de internação, a Liz ficou roxinha, e os olhos começaram a tremer […] A médica disse que eu é que estava emocionada, nervosa”. disse Ana Cláudia Mugnos Riello, mãe de um dos bebês.

Segundo ela, o episódio se repetiu por três dias, mas os profissionais do hospital não teriam dado atenção ao ocorrido.

“‘Eu sai com ela [a bebê] pelo corredor. Veio uma técnica de enfermagem e me disse: “Ai, que estranho! Nunca vi isso”, como se eu estivesse mentindo”,  disse Ana Cláudia relatando uma das convulsões de sua filha.

Os bebês estão internados no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) desde que receberam a vacina, na última quinta-feira (2).

Eles tinham alta prevista para esta quarta-feira (8), mas o prazo foi prorrogado devido à piora de Liz e de Miguel.