MUNDO – O Twitter proibiu nesta terça-feira (30) a publicação de imagens de pessoas sem o consentimento delas. A atualização se junta à regra que impede o compartilhamento não autorizado de dados privados de terceiros, como números de telefone e endereços.

A nova regra não vale para figuras públicas ou pessoas que foram retratadas em tuítes com informações de interesse público ou com fins jornalísticos.

Ao anunciar a decisão, a empresa afirmou que há uma preocupação crescente com o uso indevido de imagens e informações privadas para ameaçar outras pessoas.

“O compartilhamento de mídia pessoal, como imagens ou vídeos, pode violar a privacidade de uma pessoa e causar danos emocionais ou físicos”, disse o Twitter.

“O uso indevido da mídia privada pode afetar a todos, mas pode ter um efeito desproporcional nas mulheres, ativistas, dissidentes e membros de comunidades minoritárias”, continuou a plataforma.

A rede social lembrou que suas regras já proíbem comportamento abusivo, mas disse que a mudança na política de privacidade permitirá agir especificamente contra imagens que não têm um conteúdo abusivo por si, mas que não são autorizadas.

Além de fotos e vídeos, a política de informação privada do Twitter proíbe o compartilhamento não autorizado de documentos de identidade, dados financeiros e outras informações de terceiros, como dados médicos ou biométricos.

A plataforma também não permite que usuários ameacem divulgar dados privados de terceiros, compartilhem informações que possam levar os titulares a serem vítimas de ataques hacker ou peçam dinheiro para não publicar os dados.