Em meio ao agravamento da pandemia da Covid-19 no exterior, sobretudo a nova variante Ômicron oriunda da África do Sul, grandes cidades brasileiras decidiram cancelar o tradicional réveillon. Nesta segunda-feira (29/11), a prefeitura de Salvador anunciou que não promoverá a festa de virada de ano, decisão tomada também por Fortaleza, no sábado (27/11). Já a prefeitura de Belo Horizonte informou que não houve planejamento para eventos de fim de ano, no entanto, haverá queima de fogos, mas sem público. Já em São Paulo, Rio e Belém, Manaus a programação de evento ainda está mantida, mas sob avaliação.

A decisão do cancelamento pelas prefeituras de Salvador e Fortaleza acontece por preocupação com o cenário do vírus. O prefeito do Ceará, José Sarto (PDT) usou sua conta oficial no twitter para informar a decisão. No dia anterior, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), já havia proibido grandes eventos para a virada, no estado.

Na capital baiana em salvador seria realizado o tradicional Festival Virada, que costuma durar pelo menos cinco dias, com shows de grandes artistas, e público de mais de 250 mil pessoas. Nesta segunda, porém, o prefeito da capital, Bruno Reis (DEM), anunciou o cancelamento do evento.