Na tarde desta terça-feira (23) Flávio dos Santos Rodrigues, de 38 anos, e Lucas Cézar dos Santos de Souza, de 20 anos, filhos da ex-deputada federal Flordelis dos Santos Souza começam a ser julgados pelo assassinato do padrasto pastor Anderson do Carmo, marido da ex-parlamentar.

Eles respondem por homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe, usando meio cruel e sem dar chance de defesa à vítima. Eles serão submetidos ao Tribunal do Júri de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde o crime ocorreu, em 16 de junho de 2019.

Após dois anos, cinco meses e uma semana do crime, Flávio e Lucas são os primeiros acusados do crime a serem julgados. Outras dez pessoas, inclusive a própria Flordelis, também respondem pelo mesmo assassinato, mas esses julgamentos ainda não têm data marcada. Ela recorre ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a acusação.

Flávio é Filho biológico da ex-parlamentar, e é acusado de ter dado os tiros que mataram Anderson. Lucas, filho adotivo de Flordelis, responde por ter supostamente ajudado o irmão na compra da arma usada no crime.

Sete jurados vão decidir pela condenação ou absolvição dos acusados. Eles serão sorteados a partir de uma lista de 25 cidadãos, composta pela Justiça. São pessoas comuns, moradoras de Niterói e não necessariamente com conhecimentos jurídicos. Na audiência, 17 pessoas serão ouvidas como testemunhas.