Nesta sexta-feira (19), o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez recebeu o ex-presidente Lula, o político está cumprindo agenda na Europa, que ainda não confirmou sua candidatura para as eleições de 2022, mesmo tudo indicando a principal disputa contra o atual chefe cexecutivo Federal, Jair Bolsonaro (sem partido).

“A Espanha e o Brasil compartilham fortes vínculos estruturais e permanentes em diferentes áreas”, escreveu o líder socialista espanhol em sua conta no Twitter.

“Hoje me encontrei com seu ex-presidente, Lula, para discutir vários assuntos de interesse comum, como a situação da pandemia, as mudanças climáticas, ou a recuperação econômica”, acrescentou Sánchez, que postou duas imagens do encontro realizado no Palácio La Moncloa, a sede da presidência do governo espanhol, em Madri.

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), de 76 anos, chegou na quinta-feira (18) a Madri, depois de passar pela Alemanha, onde se encontrou com o provável futuro chanceler Olaf Scholz, por Bruxelas e pela França.

Em Paris, reuniu-se, entre outras autoridades, com o presidente Emmanuel Macron e com a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo. A candidata socialista à presidência da França em 2022 recebeu com um abraço o “amigo” brasileiro, a quem concedeu o título de cidadão honorário de Paris em 2020.

Em suas falas pela Europa, Lula critica Bolsonaro por sua gestão da pandemia da covid-19 e pelos incêndios na Amazônia, assim como para cultivar sua imagem internacional enquanto espera para confirmar suas intenções eleitorais.

Foto: Reprodução