Nesta sexta-feira (19), o governo da Áustria anunciou que o país terá um lockdown total a partir da próxima segunda-feira (22), diante do aumento do número de casos de infecção pela Covid-19.

“A população deverá respeitar novas restrições durante 20 dias, porque muitos não se mostraram solidários. Peço a vocês que sigam as medidas e reduzam os contatos”, afirmou o chanceler do país europeu, Alexander Schallenberg, após reunião com governadores em que foi tomada a decisão divulgada hoje.

O chefe de governo, além disso, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 se tornará obrigatória no território austríaco a partir de fevereiro de 2022, em um contexto em que apenas 65% da população completou o esquema de imunização, uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental.

Com isso, a Áustria se tornou o primeiro país que integra a União Europeia (UE) a adotar a obrigatoriedade da vacinação para toda a população com imposições de sanções para as pessoas que descumprirem a determinação.

Atualmente, o país tem um dos índices de contágio mais altos do continente, com quase 1.000 casos de infecção para cada 100 mil pessoas nos últimos sete dias, de acordo com dados oficiais.

“Apesar de meses de insistência, apesar de todas as campanhas nos meios de comunicação, apesar de tudo, não conseguimos convencer as pessoas a se vacinarem”, lamentou Schallenberg.

O político fez crítica aberta às correntes políticas austríacas que se opõem ao processo de imunização, como o partido de direita FPÖ. “Um atentado contra o sistema sanitário”, afirmou o chanceler austríaco.

As decisões anunciadas hoje pelo governo federal foram tomadas a partir de consenso com as autoridades regionais, em uma reunião que terminou na madrugada de hoje.

Do Gazeta Brasil