Amazonas – A Justiça Eleitoral pode afastar Keitton Pinheiro (PSD) da eleição suplementar no município de Coari (363 KM de distância até Manaus), que ocorre em 04 de dezembro deste ano para o cargo de prefeito da cidade. A coligação Ficha Limpa para Coari pediu indeferimento da candidatura de Keitton.

Keitton Pinheiro foi vice de Adail Filho no último pleito eleitoral, e agora tenta um mandato para ser o titular da prefeitura de Coari. o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registra um pedido de prisão em aberto contra Keitton, porém, o processo não foi informado para justiça eleitoral.

Além de Keitton Pinheiro, chapas encabeçadas por Mil Mitouso (PSB) e Dilene Santos (PSB), Robson Tiradentes Júnior (PSC) e Ayrton Norte (PSC) e Zé Henrique (PL) e Manoel Orlando (Avante), também estão na briga pela prefeitura de Coari.

A eleição suplementar de 2021 em Coari foi autorizada após o colegiado do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitar o pedido de Adail Filho (Progressista) contra decisão que cassou o mandato dele de prefeito. Os ministros entenderam que Adail tenta exercer o terceiro mandato consecutivo entre membros da mesma família, o que é proibido pela legislação.

A chapa Adail foi cassada pelo TRE-AM em dezembro de 2020. Os desembargadores consideraram que Adail Pinheiro (pai de Adail Filho) foi eleito em 2012 e exerceu o cargo por mais de dois anos, e que Adail Filho venceu as eleições de 2016 e, portanto, estaria inelegível nas eleições municipais de 2020.