Um francês de 39 anos foi mordido por um tubarão e sofreu cortes profundos e longos, com até 10 centímetros, acima do tornozelo e precisou de atendimento hospitalar. O caso aconteceu em 3 de novembro, enquanto ele nadava na Praia do Lamberto, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

O caso veio à tona, após familiares do turista relatarem o episódio nas redes sociais, após o homem ter retornado à França.

De acordo com o Instituto Argonauta, que confirmou a origem dos ferimentos, o caso é muito raro na região e não acontece há pelo menos 30 anos.

O homem estava nadando com água pela cintura, próximo da faixa de areia da praia, que fica fora da área urbana, quando sentiu algo na perna direita. Ele não chegou a ver o tubarão, mas gritou pedindo ajuda.

O turista foi levado para Ubatuba e, em seguida, para um hospital de Caraguatatuba.

Inicialmente os pesquisadores descartaram o ataque como sendo de tubarão, mas o especialista Otto Bismark, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), confirmou a dentada do tubarão. Não foi possível, no entanto, identificar a espécie do animal.

Em nota, o instituto informou que, embora várias espécies de tubarão frequentem o litoral da região, o ataque a uma pessoa é um caso isolado e raro. “Não temos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos trinta anos. Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população”, informou.