Na última sexta-feira (05), o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), assinou um decreto que libera a realização de rodas de samba em espaços públicos da cidade carioca.

“Tá liberada a porra toda”, disse o político em evento de comemoração ao Dia Nacional da Cultura, no Museu de Arte do Rio.

Em vídeo que circula pelas redes sociais, Paes aparece assinando o documento, ao lado dos secretários Marcus Faustini (Cultura) e Marcelo Calero (Governo e Integridade Pública), além de sambistas da Roda de Samba Pede Teresa, que fica no Bairro de Fátima, no Centro da cidade.

O decreto assinado pelo prefeito carioca cria regras para regulamentar a manifestação cultural em espaços públicos. Os grupos terão de se cadastrar na prefeitura. Será definido um calendário de apresentações atendendo às regras da Vigilância Sanitária e de secretarias.

Cada roda de samba cadastrada só poderá se apresentar uma vez por semana, em dia fixo, e em áreas pré-determinadas pela administração municipal. Também será proibida a venda de ingressos para manifestações culturais realizadas em áreas públicas. A Seop (Secretaria de Ordem Pública) será responsável pela fiscalização.

Confira: