A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conclui nesta sexta-feira (05) o leilão do 5G com a licitação dos lotes da faixa de frequência 26 gigahertz (GHz). O primeiro lote dessa faixa foi arrematado pela Claro. O segundo foi arrematado pela Telefônica (Vivo).

A expectativa é que o leilão dos demais lotes dure até o início da tarde. As empresas que vencerem os lotes de 26GHz terão de levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país. É uma contrapartida pelo direito que elas terão de explorar o espectro.

Essa faixa é destinada exclusivamente ao 5G. É por meio dela que deve ocorrer a transmissão de dados da economia em larga escala.

A frequência de 26GHz é a faixa com maior capacidade de transmissão de dados e menor latência, ou seja, menor tempo de resposta.

A faixa é considerada ideal para coberturas de espaços específicos e para as novas tecnologias que serão impulsionadas com o 5G, como a Internet das Coisas (IoT) e automação industrial.

Por ser considerada uma faixa ainda nova, as tecnologias para o uso ainda estão em desenvolvimento. É esperado que o mercado do 5G na faixa de 26GHz amadureça ao longo do tempo.

Do Gazeta Brasil