BRASIL – A série infantil da Netflix “Um Conto Sombrio dos Grimm” se tornou alvo de polêmicas entre pais e mães que assinam a plataforma. Apesar de ter a classificação etária de 10 anos, diversos responsáveis por crianças ressaltam que a animação é muito sombria e que trata de assuntos que não deveriam ser apresentados aos pequenos de tal maneira.

Em “Um Conto Sombrio dos Grimm”, animação lançada pela Netflix em 2021, a história de João e Maria é um pouco diferente do clássico conto conhecido pelo público.

Inspiradas nas histórias dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, dois escritores alemães que ganharam notoriedade por seus macabros contos infantis, o desenho tem início depois que João e Maria perdem a confiança nos pais e decidem partir em busca de uma nova família. A partir de então, as aventuras da dupla são acompanhadas e narradas por três corvos.

A grande crítica de pais e responsáveis é à temática violenta e às situações pouco convencionais que surgem ao longo dos capítulos. Como o seriado não mantém o viés clássico dos contos, os adultos se questionam se a Netflix está correta em manter a classificação da série para 10 anos.

Logo no primeiro episódio, por exemplo, João e Maria são decapitados por seus pais que, em seguida, costuram as cabeças dos pequenos personagens. Apesar de as cenas não serem exibidas de maneira grotesca (afinal, trata-se de uma animação infantil), a temática da série se mostra preocupante.

Por contar com diversas produções destinadas a crianças, a Netflix disponibiliza a opção de “Controle dos Pais”, onde os responsáveis conseguem escolher uma classificação etária para um perfil, e esse perfil só pode assistir a séries e filmes que estejam dentro dessa classificação.

Nas redes sociais e no WhatsApp, já circulam vídeos de pais e responsáveis assinantes da Netflix alertando os adultos sobre o tema da série. Em um deles, a apresentadora Renata Alves, do “Hoje em Dia” (Record TV), que é mãe de uma criança de 10 anos, ressalta que, apesar de o desenho ser visualmente bonito, “a temática é assustadora”. Ela também evidencia que os pais sempre devem ficar de olho no conteúdo que os filhos consomem.

Veja vídeo abaixo: