Nesta terça-feira (25) o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou que todos os processos que tramitam na Corte serão digitalizados e toda a movimentação será virtual. O presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello organizou uma cerimônia para “apertar o botão” que digitalizou o último processo e considerou o avanço “um marco histórico” e um exemplo para os demais tribunais do Estado.
O processo de digitalização levou nove anos, tendo início em 2012. Em 2020, o presidente Mario de Mello determinou o fim do recebimento dos processos físicos no TCE e mesmo que alguma ação esteja na forma física, será digitalizada para tramitar na Corte de Contas.
No início das atividades o setor de digitalização tinha uma meta reduzida, digitalizando processos referentes às prefeituras e às Câmaras dos Municípios. A partir de 2014, o Departamento de Autuação, Estrutura e Distribuição Processual (Deap) passou a digitalizar os processos de aposentadorias, pensões e reformas, bem como as prestações de contas anuais dos municípios do Estado e do município de Manaus.
Fizeram parte da digitalização, ao longo desse tempo, principalmente servidores pessoas com deficiência, entre eles surdos e cadeirantes, por meio de parceria entre o TCE-AM e a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa).







