BRASÍLIA – Nesta segunda-feira (18), membros da organização não governamental (ONG) Rio de Paz estenderam 600 lenços brancos em varais, posicionados em frente ao Congresso Nacional. A ação faz parte de uma homenagem às vítimas da Covid-19.

Além de homenagear as vidas perdidas pelo coronavírus, o ato, visa chamar atenção dos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal, que está na reta final.

“Isso porque 600 mil brasileiros tiveram sua vida interrompida por esta pandemia. Fomos a segunda nação do mundo em números absoluto de pessoas mortas pela Covid-19, e a sétima em número de mortos por milhão de pessoas. Porque ocupamos este posto? Onde erramos? Quem são os principais responsáveis por esta tragédia? Não há como isentar a culpa do governo federal”, ressaltou.

A homenagem promovida pela ONG termina ao fim do dia, com a participação do taxista Márcio Antônio, pai de uma vítima da Covid-19, em uma audiência da CPI, ao lado de outras pessoas que perderam familiares para a doença.

O taxista entregará os lenços brancos estendidos na Esplanada durante a manhã ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice presidente da comissão.

“A CPI da Covid-19 tem o nosso apoio integral, uma vez que se trata de iniciativa que visa não deixar passar em branco um crime que foi cometido contra a vida do povo brasileiro. O governo federal errou desde o início. Menosprezou o poder letal do vírus e foi incapaz de criar um gabinete de crise a fim de apresentar ao meu país uma política comum de combate ao vírus”, pontuou Antônio em publicação feita nas redes sociais da ONG.

Nas últimas 24 horas, foram notificados 130 óbitos em decorrência do novo coronavírus no país. O número de mortes em um dia é o mais baixo desde 8 de novembro de 2020, quando foram registradas 128. Desde o início da pandemia, o país perdeu 603,2 mil vidas para a doença. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).