O Distrito de Saúde (Disa) Rural, da Prefeitura de Manaus, realizou nesta quarta-feira, 13/10, a abertura oficial do “Outubro Rosa” da área de abrangência daquela região da cidade. A programação foi na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, no Tarumã-Mirim. As atividades integram a programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que, durante este mês, está realizando ações em todas as unidades de saúde, para reforçar os cuidados e a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que os distritos de saúde organizaram, juntamente com as unidades de suas abrangências, atividades diversificadas, reforçando o cuidado com a saúde e a prevenção de doenças.

“Neste mês, intensificamos as ações que oferecemos rotineiramente na atenção básica, sempre com o propósito maior de prevenir as doenças, porque essa é a finalidade do nosso serviço”, disse.

A chefe da Atenção Básica do Disa Rural, Janiete Barbosa, lembrou que as ações já vêm acontecendo desde o início do mês, com a oferta de serviços de saúde e orientações de prevenção a doenças, para mulheres e homens que vivem na área rural de Manaus.

“É importante lembrar que sem a prevenção, nós não conseguimos evitar doenças como o câncer. Nessas ações, também oferecemos vacinação, conhecimento por meio da educação continuada e conscientização da necessidade de procurar nossas unidades de saúde e fazer os exames e avaliações de rotina”, orientou.

A dona de casa Antônia da Costa é moradora da comunidade do Ibiúna, na área de abrangência do Livramento. Ela contou que pegou um barco para ir até a sede e aproveitar os serviços oferecidos na ação.

“É muito importante pensar na prevenção de doenças, principalmente o câncer de mama e o do colo do útero. A gente que mora distante da cidade, precisa aproveitar essas oportunidades e cuidar da saúde”, contou.